Share Facebook Share Twitter
museus e património cultural da área metropolitana do porto

Pin - Área Metropolitana do Porto

Contrastando com o estilo barroco de Nasoni que, de alguma forma, caracterizou a cidade, o Hospital de Santo António representa o início do neoclassicismo palladiano no Porto. Foi projetado pelo Arquiteto Inglês John Carr como um verdadeiro colosso de forma quadrangular, no entanto, por falta de verbas, o edifício não foi concluído conforme a planta original. As obras começaram em 1770 e terminaram em 1824, permitindo a transferência dos doentes internados, até então, no antigo Hospital da Misericórdia do Porto, que ficava na Rua das Flores.
O patrono do Hospital, Santo António, foi escolhido por votação da Mesa da Misericórdia. Em 1825, instala-se numa das alas do novo edifício a Régia Escola de Medicina. O Hospital foi gerido pela Santa Casa da Misericórdia do Porto até 1975, altura em que passou à gestão do Estado.
Com planta em "U", o edifício tem alçados de dois e três pisos, decorados por frontões, balaustradas, colunatas e urnas a rematar as cornijas. A monumentalidade da fachada nascente contrasta com a relativa simplicidade dos alçados laterais. Muitos foram os exemplos de arquitetos (Carlos Amarante, António Pinto Miranda...) e edifícios (Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, Palácio da Bolsa...) construídos no Porto dentro desta linha do neoclassicismo palladiano que avançou significativamente pelo século XIX.



+ INFO

INFORMAÇÃO GERAL

FREGUESIA
Miragaia

SUBCATEGORIA
Hospital

CRONOLOGIA
Séculos XVIII-XIX

HORÁRIOS

Para obter o seu roteiro no mapa, indique a sua posição clicando na seta à esquerda e de seguida seleccione o meio de transporte que deseja utilizar
Rua do Prof. Vicente José de Carvalho, Rua do Dr. Tiago de Almeida e Rua da Restauração, 4099-001 Porto • (+351) 222077500
grp@hgsa.min-saude.pthttp://www.chporto.pthttp://www.portoturismo.pt
Ver arquivo DGPC
Gps 41.14705629 , -8.61790537
adicionar ao roteiro
x

#{text}