Share Facebook Share Twitter
museus e património cultural da área metropolitana do porto

Pin - Área Metropolitana do Porto

Pelas Inquirições de 1258 sabe-se que associada à Ponte de São Lázaro existia uma leprosaria que, depois, se transformou em Hospital com uma capela. Haveria também um conjunto de casas nas imediações. Localizada na antiga estrada medieval que ligava o Porto a Guimarães, a ponte de São Lázaro tem sido tradicionalmente atribuída à época romana. No entanto, as suas características estruturais e a parca documentação que existe apontam para a Baixa Idade Média.
O tabuleiro é o principal elemento de cronologia medieval. Disposto em cavalete de dupla rampa e lajeado com grandes blocos, tem uma largura máxima de c.3,2m, ideal para a passagem de carros de tração animal que deixaram a sua marca em duas linhas de sulco no pavimento. A ponte tem dois arcos desiguais. Um mais amplo e central, lançado sobre o leito do rio Leça, e outro menor, do lado da margem esquerda, para melhor escoar a água em épocas de forte correnteza. Ambos são construídos com aduelas compridas e estreitas (características da Baixa Idade Média), apesar de formarem uma volta perfeita. Algumas pedras apresentam siglas de canteiro, confirmando a cronologia do século XIII, mas muitas outras não possuem qualquer marca.
Nos anos 90, a Câmara de Valongo procedeu a obras de consolidação da estrutura e promoveu um arranjo parcial das margens, com regularização do curso do rio e definição de uma zona de lazer.



+ INFO

INFORMAÇÃO GERAL

FREGUESIA
Alfena

SUBCATEGORIA
Ponte

ACESSO MOBILIDADE REDUZIDA
Razoável

HORÁRIOS

ABERTURA AO PÚBLICO
Horário livre

Para obter o seu roteiro no mapa, indique a sua posição clicando na seta à esquerda e de seguida seleccione o meio de transporte que deseja utilizar
Rua de São Lázaro, 4445 Alfena, Valongo • Ver arquivo DGPC
Gps 41.239868 , -8.52256
adicionar ao roteiro
x

#{text}