Share Facebook Share Twitter
museus e património cultural da área metropolitana do porto

Pin - Área Metropolitana do Porto

Há uma talha dourada impressionante para lá da fachada, um pouco austera, desta igreja maneirista (1582 – 1622) já classificada como monumento de interesse público. A filigrana ornamental do altar-mor e dos dois altares do cruzeiro é de um barroco extraordinariamente diversificado. Em "Estudos sobre a Terra da Maia" José Vieira de Carvalho fala da "sensível complexidade e riqueza ornamentais dessas três joias da talha barroca maiata" e da "delicadeza que nelas assiste ao tratamento de diferentes temas". Mas este não é o único destaque obrigatório. À entrada, do lado direito, olhe para cima. É lá que está um magnífico órgão de tubos com 12 registos, construído na oficina de Hamburgo do grande mestre organeiro alemão Arp Schnitger (1648-1719).
Em 1853, Siwert Meijer, organista holandês, reconhecia que Schnitger tinha enviado para Portugal dois órgãos novos, cada um com 12 registos, dois teclados e um fole. Em 1974, Gustav Fock, biógrafo de Arp Schnitger, declarava que o paradeiro destes órgãos era desconhecido. O instrumento foi localizado nos anos 80, na Igreja de Moreira, e restaurado, em 1998, pelo mestre organeiro alemão Georg Jann. No decorrer dos trabalhos aconteceu a grande descoberta: na torre do lado esquerdo foram encontradas duas inscrições: "bey (Herrn) Schnitger in Arbeit" (um trabalho do Sr. Schnitger) e "Anno 1701 den 9 May" (Ano 1701 dia 9 de Maio) pela mão de Arp Schnitger. Estava feita a descoberta! E desvendado o mistério.
Os instrumentos de Arp Schnitger ainda se podem ouvir na Alemanha, nos Países Baixos, Brasil, Inglaterra, Rússia, Espanha e, claro, Portugal.
Para visitar, contacte Para visitar, contacte o Museu de História e Etnologia da Terra da Maia, sobre o qual poderá consultar a ficha também neste site em Museus., sobre o qual poderá consultar a ficha também neste site em Museus.



+ INFO

INFORMAÇÃO GERAL

FREGUESIA
Moreira

SUBCATEGORIA
Igreja

CRONOLOGIA
1582 - 1622

ACESSO MOBILIDADE REDUZIDA
Bom

HORÁRIOS

ABERTURA AO PÚBLICO
Visitas mediante marcação prévia através do Museu de História e Etnologia da Terra da Maia

VISITAS GUIADAS
Mediante marcação prévia através do Museu de História e Etnologia da Terra da Maia

Para obter o seu roteiro no mapa, indique a sua posição clicando na seta à esquerda e de seguida seleccione o meio de transporte que deseja utilizar
Rua Conselheiro Luís Magalhães, Moreira da Maia • (+351) 229871144 (Museu de História e Etnologia da Terra da Maia)
museu@cm-maia.ptVer arquivo DGPC
Gps 41.245389 , -8.651228
adicionar ao roteiro
x

#{text}