Share Facebook Share Twitter
museus e património cultural da área metropolitana do porto

Pin - Área Metropolitana do Porto

Já foi conhecida como a Torre de Pedro Sem, um nobre que, na primeira metade do século XIV, esteve na origem da sua construção. Chanceler-mor de D. Afonso IV, a maciça torre residencial foi a solução de prestígio e de poder que encontrou para afirmar a sua presença na cidade. Também houve quem lhe chamasse a Torre da Marca, por confusão com uma outra estrutura de cariz militar, muito perto desta, mandada construir por D. João III em 1542 para orientação dos navios. É Torre do Palácio dos Terenas na sequência do palácio que lhe foi associado em finais do século XVIII.
A antiga Quinta da Boa Vista, como era conhecida no século XV, transformou-se em propriedade urbana e é neste contexto que se inscreve a construção do palácio setecentista. A fachada principal, virada a nascente e única frente visível, está organizada em três andares.
Em 1919, o imóvel foi adquirido pela Diocese do Porto para instalar o paço episcopal que tinha sido desalojado do morro da Sé após a implantação da República. Em 1986, a Torre foi adaptada a área residencial da diocese, o que se traduziu numa transformação integral de toda a estrutura medieval.



+ INFO

INFORMAÇÃO GERAL

FREGUESIA
Massarelos

SUBCATEGORIA
Palácio

CRONOLOGIA
Séculos XIV-XVIII-XX

HORÁRIOS

Para obter o seu roteiro no mapa, indique a sua posição clicando na seta à esquerda e de seguida seleccione o meio de transporte que deseja utilizar
Rua da Boa Nova, 4050-344 Porto • (+351) 226094639
Ver arquivo DGPC
Gps 41.149072 , -8.624964
adicionar ao roteiro
x

#{text}