AMP

DESCRIÇÃO DO PROJETO
O Portal surge na sequência de um Protocolo de colaboração celebrado em Novembro de 2007, entre a Área Metropolitana do Porto (AMP) o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO) da Universidade do Porto, para a apresentação de uma proposta de uma Rede de Parques Metropolitanos da AMP. Dois anos mais tarde foi concluída a proposta, incluindo também um levantamento de Sítios Existentes e Potenciais. No corrente ano de 2013, em colaboração com os dezasseis municípios da AMP procedeu-se a uma atualização do levantamento dos Sítios Existentes e valorizaram-se as atividades recreativas que cada um oferece. Pode ainda consultar-se um conjunto de relatórios de levantamento e reconhecimento dos rios da AMP (2009) fundamentais para o reconhecimento da matriz da paisagem e da sua dimensão sistémica. Crê-se que a disponibilização desta informação neste portal pode servir diversas funções e objetivos tendo em vista a sustentabilidade da paisagem da AMP e a valorização da qualidade de vida ao mesmo tempo que pode contribuir para a construção de uma identidade territorial forte.
SÍTIOS
O Portal Sítios da AMP destina-se a todos os interessados pelo património paisagístico da Área Metropolitana do Porto e está orientado para os tempos de recreio e lazer ao ar livre dos seus residentes e visitantes. A AMP abrange nesta data dezasseis concelhos, num total de 1575 Km2 e nela residem cerca de 1,5 milhões de habitantes. Localizada sobre o oceano Atlântico, beneficia de um clima ameno e estende-se ao longo de 50 Km de costa.

Integram o Portal 166 Sítios que consistem em espaços públicos ou acessíveis ao público. Os Sítios podem ser jardins, parques, montes, estações arqueológicas, lugares sagrados ou largos que apresentam um conjunto mínimo de infraestruturas de suporte a atividades recreativas como seja a presença de zonas de estadia, parques de merendas, parques infantis, zonas de recreio ou desporto, cafés ou restaurantes, locais de feira, culto ou festa, percursos, miradouros, etc. A consulta está organizada por:

- tipologia de sítio: arqueológico; culto; espaço verde urbano; histórico/cultural; natureza; pedagógico, e

- atividades disponíveis, reunidas nas seguintes tipologias: terrestres; aquáticas; aéreas
CONTACTOS
Área Metropolitana do Porto
Avenida dos Aliados, 236-1.º
4000-065 Porto

Tel.: +351 223 392 020
Fax: +351 222 084 099
Web: www.amp.pt
email: amp@amp.pt


FICHA TÉCNICA
CIBIO

Desenvolvimento do projeto.

O CIBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto) é uma unidade de I&D de excelência que desenvolve investigação básica e aplicada em todas as componentes da biodiversidade: genes, espécies e ecossistemas. Tem actualmente mais de 200 investigadores e 4 pólos em Portugal: Porto/Vairão, Lisboa, Évora e Açores.


Associação Porto Digital

Criação do backoffice e tratamento dos dados


DESIGN

Eliana Penedos Santiago

COLABORADORES:
Sofia Coelho
Nuno Malta

APOIOS
CIBIO QREN ON2 UE